Ameno

domingo, 5 de junho de 2016

"Prazer: O Caminho para a Liberdade"



O prazer é um remédio poderoso. Quando estamos felizes, os nossos corpos recuperam e renovam-se mais facilmente.

O ascetismo, a frugalidade, a abnegação, o ignorar os desejos do corpo não devem ser os nossos objetivos.
Enquanto seres vivos neste planeta, devemos saborear os prazeres simples de nos sentirmos presentes nos nossos corpos.


Infelizmente, aprendemos a subalternizar a atividade do lado direito do nosso cérebro e isso reduziu a nossa capacidade de relaxar no prazer e na alegria de estarmos vivos, que é a nossa verdadeira natureza. Nós esquecemos a importância do prazer na nossa vida e precisamos relembrar como o experimentar regularmente no nosso dia a dia.

A bioquímica do prazer

As células no nosso cérebro, sangue e pulmões produzem um gás, chamado óxido nítrico. A produção de óxido nítrico é desencadeada pelo riso, orgasmo e outras experiências de prazer, bem como pela ingestão de frutas e vegetais ricos em antioxidantes, pela meditação e pelo exercício. A raiva, o medo e a tristeza drenam o óxido nítrico.

Nós merecemos prazer!

Fomos ensinados que qualquer coisa prazerosa é suspeita. Expressões como "é pecaminosamente delicioso", ou alguém é "lindo de morrer", ou "morrer a rir" baseiam-se na ideia de que não aguentamos a plenitude da beleza de alguém ou a nossa própria felicidade. O pensamento de simplesmente desfrutarmos de nós mesmos, saboreando experiências sensuais, põe-nos em alerta a “espreitar por cima do ombro” à procura de uma eventual censura do prazer.
A nossa herança cultural fez-nos sentir que não merecemos desfrutar o prazer. A negação e a demonização do prazer fez e faz com que muitas mulheres (e homens) duvidem dos instintos naturais que nos dizem que quando nos sentimos bem nos nossos corpos e corações, transbordamos de alegria que irradia para fora e contagia as outras pessoas.

Conselho: não iniba o prazer. Conheça e peça o que você gosta, quer e merece.
Encontre o prazer no seu corpo não apenas sexualmente, mas sensualmente. Delicie-se com sabores, cheiros, imagens, sons e sensações tácteis, como o toque profundo de uma massagem ou o leve toque de um tecido macio ou de uma pena na sua pele.




"A ENERGIA SEXUAL"

Para uma vivência plena e consciente da sexualidade, é importante compreender que existem três níveis diferentes de energia sexual:
• prazer genital
• amor consciente
• união espiritual


Cada nível é sexualmente positivo, uma afirmação de vida e participa no processo de cura.
Cada tipo de energia sexual pode curar a nível físico, relacional e cósmico.
Não são estritamente delimitados uns dos outros, mas antes posicionam-se num continuum de energia gerada e energia recebida, activando os vários centros de energia no corpo.
Diferem entre si no que diz respeito ao propósito e significado atribuído à interacção sexual.

Prazer genital

Refere-se ao nível de energia gerado, não à actividade física em si. O modo feminino de prazer genital remete para um desabrochar lento e suave do processo sensual, ao invés da corrida rápida até ao orgasmo (modo mais masculino). O orgasmo aqui é entendido como uma libertação da tensão e a cura está direccionada para as funções físicas. Por exemplo, o orgasmo beneficia o sistema imunológico, promove relaxamento e uma sensação de bem-estar. O propósito é recreativo: brincar, desfrutar do momento e relaxar durante os prazeres de estimulação física. É prazer consensual e mutuamente benéfico.

Amor consciente

Gera sentimentos intensos e amorosos entre os parceiros. O vale do orgasmo como é designado na tradição tântrica, vai para além da libertação de tensão a partir do orgasmo genital. Requer a prática de relaxar durante o aparecimento das sensações sexuais, regular e acompanhar o crescendo de tensão, de modo a prevenir a dissipação súbita da energia sexual. A energia recebida é a de amor divino. O chakra cardíaco torna-se o ponto focal e já não o chakra genital. A prática do amor consciente gera energia desde o coração. O significado deste nível de energia sexual é a conexão, reforçando o compromisso num relacionamento. A cura advém a partir da comunhão amorosa e reforço dos laços com o parceiro. O amor consciente facilita o equilíbrio da energia feminina e masculina na relação, o que se revela bastante eficaz para a preservação da harmonia entre os parceiros.

União espiritual

Aqui o êxtase é o tipo de energia criada. O significado da união espiritual é o de expandir a consciência, inspiração e a comunhão com a força da vida. O propósito da sexualidade a este nível é a união com a Fonte. A energia recebida é inspiração/iluminação que pode traduzir-se em orientação espiritual ou ser simplesmente experienciada como pura bênção. O orgasmo cósmico é uma experiência única porque é multidimensional e tem uma infinidade de variedades de padrões.
O prazer genital e o amor consciente não se encontram separados desta experiência; antes são incorporados enquanto parte desta.

-Parte do texto de Dr. Christiane Northrup.

Mô Souza (Cozinha das Bruxas)
https://www.facebook.com/groups/473974699374852/

Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário