Ameno

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Hades e Perséfone (Senhor e Senhora do Submundo)


Perséfone, é a Deusa da primavera, filha de Zeus, o Deus dos Deuses na Mitologia Grega, e Deméter, Deusa da agricultura e das estações. Esta residia no Olimpo junto aos seus pais, até que em um belo dia, a Deusa andava pelos campos Elísios, um local Sagrado ao qual apenas Deuses poderiam frequentar, quando Hades, o senhor do submundo e também seu tio, a viu e apaixonou-se perdidamente. Hades rapidamente tentou seduzi-la, porém ela não o quis. Sendo rejeitado, Hades decide raptá-la e a leva para o seu palácio. Até que um dia Perséfone estava colhendo narcisos, e de repente Hades apareceu da terra em sua carruagem e levou a deusa para o mundo dos mortos.







Com a demora no retorno da filha ao Olimpo, Deméter sai à sua procura. Após não obter nenhum vestígio sobre seu paradeiro, a Deusa da agricultura cai em uma profunda tristeza e todas as plantas e colheitas do mundo começam a morrer. O Deus Hélios, conhecido como o Deus do Sol, percebe a tristeza que caíra sobre Deméter e a ajuda, dizendo que Perséfone havia sido raptada por Hades e levada ao submundo. Deméter decidiu recorrer a Zeus para ter sua filha de volta. Inicialmente, ele negou ajuda, em razão de Hades ser o deus que comanda o submundo. Entretanto, Deméter ameaçou deixar a Terra infértil para sempre, o que fez Zeus auxiliá-la.
Hermes então conduziu Deméter até o submundo, com a promessa de que ela poderia levar Perséfone embora, caso a filha não tivesse comido nada oferecido por Hades.





Entretanto, quando Deméter chegou no submundo, descobriu que Perséfone já havia comido uma romã oferecida por Hades. Além disso, a deusa parecia estar encantada com Hades e feliz por ser a nova rainha do submundo.




Logo, uma parte dela pertenceria para sempre no Hades. Sendo assim, Perséfone torna-se a esposa do senhor do mundo dos mortos, e assim, Rainha do Submundo, porém, em acordo com Zeus, Hades a deixa viver metade do ano na Terra e a outra metade no seu reino.


Sendo assim, conta o Mito que a vinda de Perséfone para a Terra marca a primavera, quando as flores desabrocham, como a felicidade de Deméter por rever sua amada filha. Do mesmo modo, quando passam-se os seis meses e Perséfone deve retornar ao seu marido, as folhas começam a secar, devido a tristeza de sua mãe, marcando a estação do inverno.





https://www.facebook.com/cozinhadasbruxasoficial


Atenção: A reprodução parcial ou total deste texto é proibida e protegida pela lei do direito autoral nº 9610 de fevereiro de 1998. Proíbe a reprodução ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na internet, sem prévia consulta e aprovação do autor.